quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Um pouco de História - Neste dia de Aniversário

HISTÓRICO
******

A Sociedade de Tiro do Porto

A Sociedade de Tiro do Porto é uma das mais antigas estruturas organizadas para a prática e fomento do tiro desportivo no nosso País.

Em 1916 para normalização do tiro desportivo em Portugal, o Estado Novo através do Ministério da Guerra extingue - Clubes e Secções de Tiro – existentes, convertendo-as em Sociedades de Tiro promovendo a sua filiação na Federação do Tiro Nacional Português, para em 1948 tomar a designação que até hoje se mantém de Federação Portuguesa de Tiro.

Em cumprimento da Lei, o Clube Fluvial Portuense, extingue a sua secção de tiro, para no dia 17 de Novembro de 1925 oficialmente reconhecida pelo Ministério da Guerra, renascer sob a designação de Sociedade de Tiro 43, anexa ao Clube Fluvial Portuense, mais tarde convertida em SOCIEDADE DE TIRO DO PORTO cujas insígnias ainda hoje conserva no emblema,

Desde esses tempos até hoje, a Sociedade de Tiro do Porto marcou presença em inúmeras provas, representando briosamente Portugal. Cumpre salientar a participação de seus atiradores em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus, Exposição Colonial Portuguesa, Jogos Luso-Brasileiro, Torneios Ibéricos e Latinos e intercâmbios Luso-Galaico.

Hoje, a Sociedade de Tiro do Porto é uma ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA, RECREATIVA e TURÍSTICA, e tem como objectivos prioritários o ensino, o fomento e a pratica de modalidades desportivas, nomeadamente as olímpicas, sem carácter lucrativo, e de harmonia com as Leis e Regulamentos Nacionais e Internacionais.

Sem grandes recursos, apenas com as quotas dos Associados e o auxílio de algumas Entidades e fiéis Amigos, conseguiu esta Associação construir varias instalações para a prática de tiro, destacando-se as construções das Carreiras de Tiro Vasco Cerqueira de Faria no Porto com 12 postos de tiro para ar comprimido e a da Trofa, com 20 postos para tiro até 50 metros, ambas já fora de serviço.

A Sociedade de Tiro do Porto é hoje uma escola de transmissão de conhecimentos técnicos e um espaço de formação do praticante como homem e cidadão, tendo como recompensa o progresso da modalidade de tiro de precisão.

E sem darmos por isso, estamos já nos tempos que correm. Há então que referir o passado realizado.

Em 17 de Novembro de 1925, extingue-se a secção de tiro do Clube Fluvial Portuense para dar lugar à Sociedade de Tiro n.º 43 do Porto, sendo Presidente da Direcção o sócio Carlos de Castro Henriques e o Presidente do Conselho Técnico o Capitão Anísio Soares

1920 Portugal participa pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Antuérpia competindo em Pistola e Carabina a 300 e 600 metros.

1924 Nos Jogos Olímpicos realizados em Paris, esteve presente o atirador Anísio Soares que na época representava a Secção de Tiro do Clube Fluvial Portuense

1926 O atirador José Gomes ganha 13º Campeonato de Portugal com armas de guerra a 300 metros na posição de joelhos, primeiro título para o Clube.

1929 O atirador Carlos Botelho Machado Queiroz sagra-se Campeão do Mundo em séries ilimitadas.

1934 Realiza-se no Porto a Prova de Tiro integrada na Exposição Colonial

1936 - X Jogos Olímpicos de Berlim
Participação de atiradores do Clube onde obtém as seguintes pontuações:

Carabina 50 metros - Carlos Botelho Machado Queiroz - 292 pontos (23º) e Eduardo Santos 293 pontos num máximo de 300 (15º) atingido pelo vencedor.
Pistola Livre 50 metros - Moyses Cardoso alcançou 499 pontos (40º) e Acácio Proença não terminou a prova
Pistola de Velocidade Olímpica 25 metros - Carlos Botelho Machado Queiroz e Alberto Henrique Andressen Júnior e Joaquim Ferreira da Mota foram eliminados na primeira mão.
1948 - Jogos Olímpicos de Londres

Carabina 50 metros - Abílio Gonçalves Brandão fez 576 pontos (57º), Carlos Botelho Machado Queiroz 572 pontos (46º)
Pistola Livre 50 metros - Moyses Cardoso 485 pontos (42º), Carlos Botelho Machado Queiroz 482 pontos (63º)
Pistola de Velocidade Olímpica a 25 metros - Carlos Botelho Machado Queiroz 489 pontos (54º), Moyses Cardoso 487 pontos (55º).

1952 - XIV Jogos Olímpicos de Helsínquia
Pistola de Velocidade Olímpica a 25 metros em 53 concorrentes o atirador Rogério Manuel de Castro Tavares obtém o 21º lugar com 556 pontos.

1953 por Assembleia Geral Extraordinária a Sociedade de Tiro nº 43 realizada no dia 28 de Janeiro e presidida pelo Dr. Carlos Passos são remodelados e aprovados os Estatutos que se transcreve parte:

Capítulo 1º - Denominação, Constituição, Sede e Fins.

art.º 1º - A Sociedade de Tiro nº 43 do Porto, anexa ao Clube Fluvial Portuense, com estatutos aprovados pelo Ministério da Guerra, em 17 de Novembro de 1925, passa a constituir uma colectividade independente, sob designação de SOCIEDADE DE TIRO DO PORTO, de harmonia com o disposto no § único do art.º 123º do Regulamento do Tiro Nacional, de 1948, e reger-se-á pelos presentes estatutos que substituem e anulam os anteriores.

Por despacho do Ministro da Educação Nacional, foi em 3 de Março de 1953 superiormente aprovados os novos Estatutos com publicação no Diário do Governo, nº 52 III Série.

1956 seleccionado para representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Melburne [ Austrália ] o atirador Rogério Tavares. Porém o atirador declinou o convite por não se encontrar em plena forma.

1960 Jogos Olímpicos de Roma estiveram presentes os atiradores: Albino Roque da Silva (35º) em Carabina e Rogério Tavares (49º) em pistola 25 metros.

1972 Entregue à STP a organização do tiro Olímpico dos V JOGOS DESPORTIVOS LUSO-BRASILEIRO, sendo nomeado como Delegado Desportivo o Dr. Rogério Tavares

1982 São seleccionados para representar o INATEL em Israel 12th HAPOEL GAMES os atiradores Raul Sayanda, Alfredo Biltes e Maria Eduarda Santos

No dia 8 de Dezembro é inaugurada a Carreira de Tiro de Ar Comprimido " VASCO CERQUEIRA DE FARIA " no Carvalhido a qual serviu o tiro Nacional até Dezembro de 1996

1982 a 1987 a STP conquista consecutivamente o Troféu Campeonato de Portugal

1989 os sócios reunidos em Assembleia Geral Extraordinária aprovam a alteração dos Estatutos que ficam divididos em Estatuto e Regulamento Interno.

1990 entra em vigor da Lei de Bases do Sistema Desportivo, Lei n.º 1/90 publicada em 13 de Janeiro. Em conformidade com os art. 157º e 158º do Código Civil as Associações [ Pessoas Colectivas ] adquirem o Estatuto de personalidade jurídica

1996 (29 de Janeiro) por escritura pública efectuada no 8º Cartório Notarial do Porto, publicada no Diário da República nº 89 de 15 de Abril foi feita a remodelação total dos Estatutos da STP para cumprimento legal da Lei vigente.

Em Setembro inicia-se a construção do Complexo Desportivo da Trofa

1997 (14 de Junho) realiza-se a primeira prova de tiro no Complexo Desportivo da Trofa denominado " TORNEIO DOS MESTRES" tendo participado 66 atiradores.

1998 Em 23 e 24 Maio realiza-se na Trofa o Campeonato Nacional das disciplinas de Carabina Deitado e Carabina 3x40 três posições tendo participado neste evento 51 atiradores.

Em 21 de Dezembro por escritura efectuada no 2º Cartório de Matosinhos é transferida para a Trofa a Sede da SOCIEDADE DE TIRO DO PORTO

2000 para além das competições permanentes ao longo do ano, como aconteceu com o Torneio Aniversário da STP que se revestiu de um enorme sucesso - 505 participações - e uma festa de encerramento com entrega de prémios e placas de prata aos sócios com mais de 25 anos.

2001 Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 28 de Junho è alterado o Regulamento Interno.

O Conselho de Ministros reconhece o mérito da acção desenvolvida na promoção do Desporto, em especial na prática do tiro Olímpico da STP com despacho favorável de 14 de Setembro ao processo nº 204/99 - Declaração de Utilidade Pública.

No dia 8 de Outubro é conferido à SOCIEDADE DE TIRO DO PORTO o Diploma de reconhecimento como pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei nº 460/77 de 7 de Novembro, conforme consta do despacho publicado no Diário da República II Série nº 226 de 28 de Setembro.

2004 No dia 22 de Abril a Conservatória do Registo Comercial da Trofa pela matrícula n.º 4/20040406 regista e certifica a eleição dos Corpos Gerentes para o biénio de 2002-2004 com publicação no Diário da República n.º 121 de 24 de Maio – III Série

No dia 1 de Maio realizou-se nas nossas instalações o Campeonato Nacional de Pistola Livre com a presença de 55 atiradores.

A convite da Liga dos Amigos do Museu Militar do Porto estivemos presente com armas dos nossos associados na Exposição de Tiro Desportivo que decorreu no mês de Junho no Mosteiro da Serra do Pilar.

No dia 10 de Julho realizou-se nas nossas instalações o Campeonato Nacional de Pólvora Preta com a presença de 31 atiradores.

Em Novembro a Delegação do Porto do Instituto do Desporto de Portugal, no âmbito do projecto do IDP “RECONHECER O MÉRITO distingiu à SOCIEDADE DE TIRO DO PORTO e o seu Treinador ALFREDO BILTES com entrega de Trofeu e Diploma em Gala Desportiva


2006 Aos dezoito dias do mês de Fevereiro a Assembleia Geral Extraordinária aprova a mudança da Sede do Clube para a Rua do Cerco nº 3416 – S.Pedro de Rates – Freguesia de Rates – Conselho da Povoa de Varzim – Distrito do Porto.

A mesma Assembleia ratifica o Protocolo de Parceria com o Clube de Tiro de São Pedro de Rates

Em 25 de Outubro, no Cartório Notarial de Matosinhos do Notário Luís Fernando Laboreiro Henriques é realizada a escritura pública de Alteração dos Estatutos ( art. 2º ) mudança da Sede registada no livro de notas para escrituras diversas nº 89-A a folhas onze e onze verso

Em 25 de Novembro realiza-se a ultima competição desportiva na Carreira de Tiro da Trofa com o Torneio de Tiro Portugal Telecom – Zona Norte que contou com a presença de 63 atiradores distribuídos pelas disciplina de CD - PL – PSpt.

2008 Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de Fevereiro é aprovada a Remodelação Integral do Regulamento Interno que vigorava desde 1989, tendo sido nesta AG criada a quota de sócio Auxiliar para compensar a perda de sócios relacionada com a nova Lei das Armas.

2009 Internet - Prosseguimos e desenvolvemos diversas acções de que destacamos o
formulário de inscrição automática em provas desportivas
Actividade Desportiva - Organizamos 13 provas de âmbito Nacional e apoiamos a presença de atiradores do nosso Clube em provas realizadas no país vizinho

No mês de Fevereiro foram eleitos em Assembleia Geral os Corpos Gerentes para o exercício dos anos 2009 a 2012.

Em 2010

• De 10 a 14 de Junho recebemos a visita do Mestre Karl-Heinz Schlömer conceituado técnico de tiro da Escola de Wiesbaden que brindou os nossos atletas de tiro Olímpico, com formação
• Em 15 de Maio a STP organiza pela primeira vez a TAÇA ALFREDO BILTES na disciplina de Benchrest, na qual participaram 40 atiradores.

• No Campeonato Nacional de Benchrest realizado em Lisboa no 11 de Setembro o atleta de tiro desportivo Licença Federativa nº 2 - Alfredo Biltes - obtêm a marca de 247 pontos que lhe confere o 5º titulo de Mestre Atirador na arma de Carabina

Ao longo dos tempos, foram os atiradores da Sociedade de Tiro do Porto chamados às Selecções Nacionais, nas diversas competições em que o País se fez representar, nomeadamente nas Olimpíadas, Campeonatos do Mundo, Campeonatos da Europa, Torneios Latinos e Torneios Ibéricos.

Dos encontros Ibéricos destaca-se os seguintes Torneios

Em 1959 participa no Barcelona-Porto

Em 1961 organiza no Porto o Torneio Ibérico

Em 1964 participa na Corunha no Galiza-Porto

Em 1965 organiza o Porto-Galiza

Em 1966 participa na Corunha no Galiza-Porto

Em 1967
• organiza o Porto-Galiza
• participa em Pontevedra no Vigo-Porto

Em 1968 participa na Corunha no Galiza-Porto

Em 1969
• organiza o Porto-Galiza
• participa em Orense no Orense-Porto

Em 1970 participa em Orense no Galiza-Porto

Em 1971 organiza o Porto-Galiza

Em 1973 participa em Pontevedra no Galiza-Porto

Em 1989 organiza o Porto-Galiza, tendo participado 12 equipas

Em 1990 participa em Oviedo - Troféu Principado de Astúrias

Em 1994
• participa em Oviedo - Troféu Principado de Astúrias
• participa em Pontevedra no Galiza-Porto

Em 1995 participa em Pontevedra na Copa da Galicia


Em 1999
• organiza na Trofa o encontro Luso-Galaico
• participa em Salamanca na Tirada Interprovincial

Em 2000 organiza na Trofa o encontro Luso-Galaico

Em 2001
• participa em Salamanca na Tirada Interprovincial
• participa em Santander VI Torneio de Tiro Olímpico
• organiza na Trofa o encontro Luso-Galaico

Em 2002 organiza na Trofa o encontro Luso-Galaico

Em 2003
• participa no V TROFEU CIDADE DE ZAMORA
• participa no lO º Aniversário do Clube Kentucky – SALAMANCA
• participa no Torneio Internacional Tiro Alto Minho - Vª do Castelo

Em 2004
• participa no Campeonato Provincial de Zamora
• organiza na Trofa o encontro Luso-Hispanico com a presença
de atiradores de Asturias – Bilbau – Salamanca e Zamora
• participa em SALAMANCA no encontro Interprovincial
integrado no Aniversário do Clube Kentucky
• participa no Torneio Internacional Tiro Alto Minho - Vª do Castelo

Em 2005
• participa no Campeonato Provincial de Zamora
• Participa em Zamora no encontro Luso-Hispanico com a presença
de atiradores de Astúrias – Bilbau – Salamanca e Zamora
• participa em SALAMANCA no encontro Interprovincial
integrado no Aniversário do Clube Kentucky

Em 2006
• participa em provas realizadas no país vizinho, concretamente em
Rioja – Salamanca – San Sebastien – Zamora.

Em 2007
• participa em Espanha
• como convidado de honra no 50º aniversário da Sociedad Deportiva Hípica de La Coruña,
• e em Zamora, Salamanca, San Sebastien em provas organizadas pelos Clubes locais

Em 2008

• A convite do Clube de Tiro de Trasona em AVILES
• Em Salamanca no Aniversário do Clube Kentuck
• Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 19 de Fevereiro foi aprovada a Remodelação Integral do Regulamento Interno que vigorava desde 1989, tendo sido nesta AG criada a quota de sócio Auxiliar para compensar a perda de sócios relacionada com a nova Lei das Armas

Em 2009

• Actividade Desportiva - Organizamos 13 provas de âmbito Nacional e apoiamos a presença de atiradores do nosso Clube em provas realizadas no país vizinho

Em 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário